Placas mudam em 2012

29-03-2011 21:14

Teremos novidades para o sistema de identificação de veículos em 2012, com a adoção do padrão refletivo obrigatório para as placas de todos os veículos, assim como a alteração para maior nas dimensões das placas para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados.
A novidade foi trazida pela Resolução 372/11, publicada no último dia 23 e que altera a Resolução 231/07, responsável por estabelecer o sistema de placas de identificação de veículos.
Até então, somente as motocicletas e similares, registrados a partir de 2008, tinham a obrigação de possuir a película refletiva sobre a placa (exceto as de categoria aluguel, para as quais não importava o ano).
A exemplo das motocicletas, é fácil perceber que a adoção do padrão para outros veículos é extremamente benéfica para a visibilidade noturna, exceto para os veículos de carga com PBT superior a 4.536 Kg ou veículos de passageiros com 10 lugares ou mais, já que possuem sistema refletivo próprio, regulamentados pelas Resolução 128/01 e 316/09, respectivamente.
Não diria que a mudança traria muita diferença em dias de chuva ou neblina, pois o condutor típico brasileiro desconhece a necessidade das luzes acesas nesta situação (sem luz = sem reflexão).
Quanto ao aumento do tamanho das placas das motocicletas o ganho será pequeno mas bem vindo de qualquer forma. Porém, infelizmente o condutor que queira evitar a identificação, fugir de uma fiscalização, cometer um assalto, etc., continuará mascarando ou retirando a única placa. Sem contar que a irregularidade só é percebida após a passagem do veículo, gerando perseguições quase sempre infrutíferas.
O correto mesmo seria adotar um adesivo na dianteira, com os mesmos caracteres da placa (outra placa, além de horrível, comprometeria a aerodinâmica). Dessa forma qualquer irregularidade seria percebida antes do encontro com a fiscalização e, como já dizia o velho ditado, "quem não deve não teme".

Para baixar a atualização correspondente, clique na aba "Alterações".